A magia do Networking, como aproveitar!

porNova Letra
A magia do Networking, como aproveitar!

Networking ou rede de relacionamentos é essencial, atualmente com tantas empresas e iniciativas no mercado, quem tem o melhor networking certamente se destaca. Se inserir em um Coworking é também uma maneira de ampliar com alta qualidade a sua rede.

Trabalhar a partir de um Coworking vai muito além da redução de custos e melhoria da sua produtividade diária, da melhora nas inovações e do ambiente propício ao trabalho, super flexível e profissional ao mesmo tempo, é também ampliação do Networking.

Alguns fatores são importantes para isso, o primeiro é certamente o fato de você estar dentro de um ambiente colaborativo, em contato com diversas outras pessoas e empresas o tempo todo. É muito mais simples identificar uma oportunidade na mesa do colega ao lado do que em outro escritório.

Além disso, dentro do Coworking, você conhecerá outras empresas, outras formas de trabalhar e isso lhe proporciona insights que podem ganhar contribuições de outros negócios, que se tornam parceiros e trazem ainda mais pessoas para o seu Networking.

Os Coworkings também tem um trabalho bastante relevante que precisa ser mencionado, em geral, esses espaços promovem o Networking, seja através simplesmente dos bons espaços de cafezinho diário, quanto com o fomento de eventos internos para seus membros, como palestras, workshops, treinamentos, almoços e happy hours.

A ideia é gerar sinergia entre todos os coworkers e com isso ampliar com alta qualidade o Networking de todos, tornando o Coworking um espaço de plena colaboração, onde todos tem conhecimento adequado sobre as empresas e conseguem indica-las para seus pares.

Quando você opta por trabalhar em um Coworking, coloca na bagagem todos esses benefícios, cada evento interno tem um tema e é muito importante que você participe, incentive essa iniciativa e interaja com as pessoas, para ampliar sua rede e gerar oportunidades.

Vamos agora as dicas de como ampliar sua rede e ter um Networking que seja realmente eficiente e que te ajude a gerar resultados positivos para a sua empresa.

5 Dicas para ampliar e melhorar o seu Networking em um Coworking:

Incentive e Participe dos eventos: Como já dissemos, é fundamental que você vá aos eventos, e que vá com intuitos específicos, aprender e se relacionar. Então, preste atenção nas apresentações e converse com as pessoas com real atenção.

Seja útil: ajudar uma pessoa, empresa ou grupo é a melhor maneira de começar, é uma forma muito autêntica e efetiva de demonstrar interesse, gerar valor e fortalecer sua imagem em meio ao grupo. Não espere nada em troca, apenas dedique-se a contribuir com o que lhe for possível.

Busque por interesses semelhantes: procure dentro do Coworking pessoas que tem interesses similares aos seus, relações que tem afinidade são muito mais duradouras, verdadeiras e trazem mais eficiência aos negócios, por terem objetivos parecidos.

Torne-se Visível: Lembra-se daquele antigo ditado popular de que “quem não é visto, não é lembrado”, ele é verdadeiro. Mantenha suas redes sociais e páginas de sua empresa atualizadas, com conteúdos relevantes. Fora do mundo digital, participe dos eventos, cumprimente as pessoas e puxe assunto, mas sem ser inconveniente, fique atento.

Seja sincero: É fundamental que haja sinceridade em suas falas, você precisa sempre falar a verdade sobre o seu negócio, seus planos e ser dedicado a ouvir o que os outros falam também. Autenticidade também é importante, é por essa característica que você será lembrado, então, não fique só no básico quando o assunto é networking.

Por exemplo, mandar uma mensagem no aniversário de um contato não é nada demais, é somente algo que ela já espera, a ideia é ter outros assuntos, ser relevante, ter conteúdo interessante para conversar e experiências para trocar.

10 Dicas rápidas para começar e manter seu networking dentro de um Coworking:

  1. Mantenha frequência, não é bom para você e sua imagem aparecer somente quando é você que precisa de alguma coisa, é fundamental participar e ser disponível a ajudar.
  2. Fortaleça sua imagem participando dos eventos promovidos pelo Coworking, faça o possível para estar sempre por lá e participe realmente, fale quando perguntado, converse com seus companheiros.
  3. Comunique-se com todas as pessoas de maneira sincera e clara, para que todos possam compreender o que deseja.
  4. Encontre pessoas com as quais tenha maior afinidade e exponha seus objetivos e metas.
  5. Tenha conteúdo interessante para conversar com as pessoas, seja uma pessoa bem informada, não propague fake News, tenha uma boa leitura e mantenha-se informado sobre assuntos diversos.
  6. Compartilhe suas ideias acima e convide as pessoas a opinar, agradeça a todas elas por suas sugestões, sendo ou não aplicáveis, mesmo que divergentes da sua opinião. Afinal, a sua opinião você já sabe qual é, ouvindo outras pessoas podem surgir soluções inovadoras.
  7. Nunca, sob nenhuma circunstância fale mal de outras pessoas.
  8. Seja verdadeiro com as pessoas, é terrível notar que há uma pessoa apenas interesseira no grupo.
  9. Tenha interesse real e o demonstre aos demais, compreenda as demandas de outras pessoas e tente contribuir com empenho.
  10. Se você for uma pessoa mais tímida ou reservada, temos uma dica que pode te ajudar a ter um Networking fantástico! Chegue cedo aos eventos, assim você consegue abordar alguém ou até mesmo ser abordado antes do espaço ficar cheio, acredite, é bem simples neste momento quando ainda há poucas pessoas.

Em Curitiba, o Nova Letra Coworking fica no Centro, próximo ao Fórum da Justiça do Trabalho e oferece um pacote de serviços de alto valor agregado, além de todo o básico, você pode ter acesso ao espaço em horário estendido, tem gaveteiros com travas individuais, monitoramento 24 horas ao dia, internet de alta qualidade, utilização do endereço para fins comerciais e fiscais, café e água à vontade, biometria para acesso, secretaria e muito mais. Venha nos conhecer!

WhatsApp