Endereço Comercial: Como eu escolho?

poradmin
Como contratar o serviço de endereçamento comercial?

Se você está pensando em empreender ou expandir o seu negócio e deseja realizar o atendimento de clientes, informar um endereço é fundamental. Para lhe ajudar, preparamos um guia para saber como contratar o serviço de endereçamento comercial.

Para a abertura de uma empresa no Brasil em que haverá atendimento direto ao cliente um dos itens fundamentais é fornecer um endereço.

 

Curiosamente, com a intensificação da economia compartilhada, o empreendedor pode optar em escolher desenvolver o seu negócio em um coworking.

 

Observando essa possibilidade, estes estabelecimentos oferecem ao mercado o serviço de endereçamento comercial.

 

Contudo é comum ocorrer a confusão desta utilidade com chamado endereço fiscal – este que tem como maior característica o seu uso após contratado para fins de registro junto à Receita Federal e celebração do Contrato Social.

 

Caso você esteja pensando em realizar a contratação do serviço de endereçamento comercial preparamos um guia com informações importantes. Acompanhe abaixo:

01) Estou abrindo, me adequando ou expandindo?

Antes de mais nada é necessário definir qual o principal objetivo relacionado à contratação.

 

No caso da abertura de uma empresa será necessário o fornecimento de um endereço para fins de registro na Junta Comercial e Receita Federal. Mas atenção: a contratação do serviço de endereçamento comercial não prevê essa utilização (clique aqui para saber mais).

 

Caso você esteja adotando uma estratégia de profissionalizar o seu negócio, desvinculando sua vida pessoal da profissional junto aos clientes, adquirir o serviço pode ser interessante.

 

Para empresas que estão expandindo a contratação do serviço também pode ser uma estratégia interessante. Caso não seja necessária a abertura física da filial, em uma cenário em que os negócios possam ser prospectados remotamente, a economia pode certamente chegar aos milhares de reais.

02) Consultar as exigências legais

O endereçamento comercial de forma geral é um serviço flexível e certamente mais fácil de se contratar se comparado ao serviço para fins fiscais.

 

/Contudo é sempre importante informar ao contador ou ao advogado responsável pelo negócio sobre a intenção de contratação.

03) Considerar o custo vs. benefício

Os pagamentos pela contratação do serviço de endereço comercial são recorrentes e, de modo geral, exigem um período mínimo de 12 meses.

 

Em contrapartida, quem contrata conta com o benefício de ter o tratamento de sua correspondência e ter seu negócio estabelecido em um ambiente profissional.

 

Alguns espaços também oferecem descontos na contratação de outros serviços, como uso da sala de reuniões e impressões.

 

É importante considerar o seu momento, conforme descrito no primeiro passo, para verificar a viabilidade financeira.

Para ter uma real ideia através de uma conta simples basta multiplicar o valor da mensalidade (ou de um aluguel para o caso de filiais) pelo número de meses em um ano.

 

04) O espaço está habilitado a prestar o serviço?

É importante verificar se o coworking está habilitado a prestar o serviço de endereçamento comercial.

 

Dentre as principais informações que podem ser averiguadas estão: regularidade do CNPJ, alvará de funcionamento, certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros e a existência de protestos em nome da empresa.

 

05) Como funciona o atendimento e a recepção?

O atendimento e a forma de recepção podem variar de espaço para espaço dentro o oferecimento do serviço de endereçamento comercial.

 

É importante consultar o coworking sobre os dados que serão disponibilizados e de que maneira é realizado o atendimento presencial e/ou telefônico no caso de contato de algum cliente.

 

É interessante buscar entender também sobre como se dá o tratamento e a armazenagem das correspondências recebidas.

 

06) Atenção com o contrato

Como em qualquer negociação é importante ter especial atenção com as cláusulas contratuais para saber se o serviço que está sendo adquirido está descrito conforme a proposta recebida.

 

Os principais pontos a serem visualizados no contrato são: identificação das partes, descrição do serviço contratado, vigência mínima, possibilidade de renovação, valor da mensalidade e penalidades em caso de rescisão antecipada.

 

 

Esperamos que o nosso guia para você contratar o serviço de endereçamento comercial tenha lhe ajudado a tomar a melhor decisão.

 

Em caso de dúvidas, conte conosco.

😉

WhatsApp