Endereço Fiscal: O que é e como escolher?

poradmin
Como contratar o serviço de endereçamento fiscal?

Se você está pensando em empreender ou expandir o seu negócio informar um endereço para registro no fisco é obrigatório. Para lhe ajudar, preparamos um guia para você saber como contratar o serviço de endereçamento fiscal.

 

Para a abertura de uma empresa no Brasil, incluindo filiais, um dos principais requerimentos é o apontamento de um endereço para registro.

 

Curiosamente o empreendedor pode optar em escolher por apontar um local para o qual não irá de fato operar o negócio fisicamente.

 

Observando essa possibilidade, muitos coworkings e escritórios virtuais oferecem ao mercado o serviço de endereçamento fiscal – também conhecido como domicílio fiscal.

 

Contudo é comum ocorrer a confusão desta utilidade com chamado endereço comercial – este que tem como maior característica o seu uso após contratado em materiais publicitários de comunicação com clientes, como por exemplo websites ou cartões de visita, ou ainda apenas para a recepção de encomendas.

 

Caso você esteja pensando em realizar a contratação do serviço de endereçamento fiscal preparamos um guia com informações importantes. Acompanhe abaixo:

 

Passo 01) Estou Abrindo ou Expandindo?

Antes de mais nada é necessário definir qual o principal objetivo relacionado à contratação.

 

No caso da abertura de uma empresa a contratação do serviço é sugerida para quem não pretende equipar inicialmente um escritório físico e busca transparecer maior credibilidade para seus clientes e fornecedores se comparado ao uso dos seus dados residenciais. Outros aspectos que podem ser considerados à médio prazo é a economia em uma futura alteração de Contrato Social e dos dados na Receita Federal.

 

Isso também vale para empresas constituídas e que estão expandindo suas operações para outras regiões sem pretender ter operações físicas na localidade (por exemplo: a matriz ficará em São Paulo, mas desenvolverá negócios em Curitiba).

 

Passo 02) Consultar as exigências legais

É sempre importante realizar uma consulta com o contador ou o advogado que é ou ficará responsável pelo tratamento fiscal da empresa para verificar sobre a viabilidade da contratação – principalmente informando sobre a escolha por registar a empresa em um coworking ou escritório virtual.

 

Certos segmentos de negócio possuem regulamentações e exigências mais flexíveis do que outros – sobretudo nas exigências de inscrição estadual e municipal, vistorias e instalação de equipamentos obrigatórios.

 

Passo 03) Considerar o custo X benefício

Os pagamentos pela contratação do serviço de endereço fiscal são recorrentes e, de modo geral, exigem um período mínimo de 12 meses de permanência.

 

Em contrapartida, quem contrata conta com o benefício de ter o tratamento de sua correspondência fiscal e ter seu negócio estabelecido em um ambiente profissional. Lembre-se de que o endereço contratado constará em documentos importantes como o Contrato Social e nos registros da Receita Federal.

 

Passo 04) O espaço está habilitado a prestar o serviço?

É importante verificar se o coworking ou escritório virtual está habilitado a prestar o serviço de endereçamento fiscal.

 

Dentre as principais informações que podem ser averiguadas estão: regularidade do CNPJ, alvará de funcionamento, certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros e a existência de protestos em nome da empresa.

 

Ressalta-se que dependendo do ramo da atividade desenvolvida e dos órgãos em que se fará necessária a comunicação de abertura ou alteração de endereço outras informações poderão ser necessárias.

 

Passo 05) Como funciona o atendimento?

O atendimento e a forma de recepção pode variar de espaço para espaço dentro o oferecimento do serviço de endereçamento fiscal.

 

Por isso é importante durante a negociação para contratação verificar de que forma serão tratadas as correspondências que eventualmente forem endereçadas para a sua empresa.

 

Passo 06) Atenção com o contrato

Como em qualquer negociação é importante ter especial atenção com as cláusulas contratuais para saber se o serviço que está sendo adquirido está descrito conforme a proposta recebida.

 

Os principais pontos a serem visualizados no contrato são: identificação das partes, descrição do serviço contratado, vigência mínima, possibilidade de renovação, valor da mensalidade e penalidades em caso de rescisão antecipada.

 

 

Esperamos ter ajudado você a escolher a melhor opção de serviço de endereçamento fiscal.

Em caso de dúvidas, conte conosco.

😉

1 Comentário
  1. […] No caso da abertura de uma empresa será necessário o fornecimento de um endereço para fins de registro na Junta Comercial e Receita Federal. Mas atenção: a contratação do serviço de endereçamento comercial não prevê essa utilização (clique aqui para saber mais). […]

Comentários estão fechados.

WhatsApp